quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

958 Livros sobre fotografia

Comprei o catálogo “O Presente: Uma Dimensão Infinita” da exposição do BESart na livraria do CCB e paguei com multibanco. Quando fui ver o meu estrato bancário apareceu por lá a designação “WWW IN UTEIS COM”.

Fui ver do que se tratava, porque não tinha efectuado nenhuma compra pela net e descobri que este site vende livros on line e que pertence á empresa que está a explorar a livraria no CCB entre outros locais.

O interessante é que neste site, só para a área da fotografia podemos ter acesso a 958 títulos, portugueses e estrangeiros, o que por si só poderá ser agradável numa óptica de consulta selectiva ao universo de publicações (estão por lá algumas muito interessantes e caras) sobre este tema.

Não comparei os preços, mas eles fazem entregas grátis em todo o país.

Para os possíveis interessados aqui fica: http://www.in-uteis.com/

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Presente: Uma Dimensão Infinita

Fui no Sábado ao Museu Berardo para ver a colecção BESart do Banco Espírito Santo, onde estão expostas cerca de 300 fotografias de 111 artistas, desde fotógrafos estrangeiros, como Nan Goldin e Thomas Struth, a portugueses de várias gerações, como Helena Almeida, Jorge Molder e Paulo Nozolino.

Absorvi o que fui vendo como uma lição de fotografia, onde tentei interiorizar as linhas orientadoras da fotografia contemporânea.

Tirei apontamentos dos nomes de alguns autores para mais tarde pesquisar sobre os seus percursos. Reconheço que a leitura antecipada do catálogo da exposição me traria luz em relação a alguns trabalhos, o que me levará, depois de o ler, a regressar (de boa vontade) antes do final da exposição.

Aconselho a todos, a visita a esta exposição de uma das maiores colecções europeias de fotografia, mas aconselho também que vão de mente aberta para o que lá vão encontrar.

Depois, se assim o entenderem, reflictam sobre o que lá viram e dêem a vossa opinião.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Traces of life (III)



Pormenor de escultura num jazigo do cemitério da N. Srª da Piedade em Setúbal.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar.

Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.

"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".


Entrevista com Sebastião Salgado - http://www.youtube.com/watch?v=XAb0-MRNMiM


Documentários sobre o seu trabalho Workers:

Josef Koudelka - Magnum

Encontrei no You Tube, um documentário da série "Contacts" sobre a obra do fotógrafo Josef Koudelka. O filme apresenta dezenas de imagens mostradas através das provas de contacto extraídas do seu acervo.

Josef Koudelka nasceu na Morávia em 1938 e começou a fotografar quando ainda era muito jovem. Como engenheiro aeronáutico viajou muito até á Eslováquia e Roménia, fotografando a vida dos ciganos, as festas religiosas e os espectáculos teatrais de vanguarda. Em 1967, recebeu o Prémio da Associação de Artistas Checoslovacos pela qualidade inovadora de suas fotografias de teatro.

Viajou para Praga um dia antes da invasão das forças armadas do Pacto de Varsóvia e fotografou tudo aquilo que ocorreu pelas ruas da capital. Um ano depois estas imagens foram levadas a Elliot Erwitt, presidente de Magnum e distribuídas pelas melhores revistas internacionais.

Koudelka é desde 1971, um dos 79 fotógrafos da Magnum.

Quote: "The maximum, that is what has always interested me."

1ª parte do documentário - http://es.youtube.com/watch?v=G0vGiOHAfbQ

2ª parte do documentário - http://es.youtube.com/watch?v=gei1PnaVAro

Os seus dados na Magnum
http://www.magnumphotos.com/archive/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.PhotographerDetail_VPage&l1=0&pid=2K7O3R135R3G&nm=Josef%20Koudelka

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LIFE photo archive hosted by Google

Search millions of photographs from the LIFE photo archive.

http://images.google.com/hosted/life

sábado, 6 de dezembro de 2008

Kodak Brownie Model I




Com esta máquina que o meu pai adquiriu há mais de 50 anos, se ainda existirem filmes “Kodak 620”, irei fazer algumas experiências.

Esta escrito na correia: Made By KODAK, LTD. LONDON

Alguma informação sobre estes modelos aqui: http://www.thecamerasite.net/05_Box_Cameras/Pages/boxit2.htm

http://www.zianet.com/connealy/vintagecameras/120in620/

http://www.peterwallage.com/box%20cameras.htm

Traces of life (II)


Pormenor da escultura de Leopoldo de Almeida que remete para alusões à indústria e à agricultura, personificadas pelas figuras dos operários, em atitude de respeitosa veneração e obediência, perante a representação de Alfredo da Silva no seu mausoléu na CUF.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Traces of life


Pormenor da escultura de Leopoldo de Almeida que remete para alusões à indústria e à agricultura, personificadas pelas figuras dos operários, em atitude de respeitosa veneração e obediência, perante a representação de Alfredo da Silva no seu mausoléu na CUF.

sábado, 29 de novembro de 2008

Visões da crise

Mais um trabalho no âmbito do curso de fotografia.

Na primeira, aparece retratada a crise de identidade nacional com a bandeira caída, sem ânimo e com um horizonte muito cinzento.



A seguinte, mostra a fragmentação da sociedade e a bipolaridade entre os “rosas” e os “laranjas” onde se prevê a necessidade de partir muita pedra até o caminho estar terminado.





Na terceira, mostro um sentido proibido para a agonia dos que estão a sofrer (gritar) com a crise.



A quarta, metaforicamente representa a degradação que também atingiu a ostentação, simbolicamente representado por este carrinho desportivo.













A seguinte, representa a crise de valores, onde o dinheiro está a substituir as pessoas.
Os animais não se identificam com esta adulação.


Na última, represento o circuito das nossas pequenas poupanças que “engordam” alguns, mas em que, no final, apenas ficamos com as migalhas…









segunda-feira, 24 de novembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

Gala Ibérica de Kickboxing VFC

O Vitória Futebol Clube organizou esta Gala Ibérica de Kickboxing que teve lugar no dia 15 de Novembro, Sábado, pelas 21:30h no Pavilhão Antoine Velge em Setúbal.


A Gala teve vários combates e demonstrações em diversas categorias, sempre entre lutadores portugueses e espanhóis.
Mais fotos aqui:

domingo, 9 de novembro de 2008

Modos de vida


Sevilha - contrastes multiculturais

sábado, 8 de novembro de 2008

“Mil Besos”

De passeio por Espanha, dei de caras com uma exposição de fotografia, ao ar livre, em plena “avenida de la constituicion” no centro histórico de Sevilha.


“Mil Besos” representa a visão do fotógrafo colombiano Ruven Afanador, nascido em Bogotá, acerca da Mulher e do Flamengo. Ruven tem o seu estúdio na cidade de Nova York onde trabalha como fotógrafo de moda. Já realizou trabalhos para as revistas Vogue, Elle e Marie Claire, entre outras.

As suas 64 imagens de grande formato, rompem completamente com qualquer tipo de estereótipos acerca da Mulher e está inserida no âmbito da “4ª Bienal del Flamenco de Sevilla”.


Gostei especialmente da provocação constante, da ousadia e do arrojo. Sem dúvida, em Sevilha a fotografia está em alta.

Mais imagens desta exposição (de outro fotografo) aqui:

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Matar o tempo



Duas fotografias para ilustrar o texto, em que lembro aos mais distraídos, que alterei o código deste blog para alargar o espaço de escrita, que estava em pouco apertado.

domingo, 19 de outubro de 2008

Nos limites do equipamento



Continuando com a realização de trabalhos fotográficos em condições difíceis, efectuei esta reportagem da inauguração da exposição “Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses - Colecção de Albano Almeida” no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.


A animação musical esteve a cargo da Banda do Andarilho (Albano Almeida, Helena Mendes, Jorge Patrício, Lena Guerra, Paulo Sequeira, e Rui Rosado) e pelo guitarrista Rui do Cabo.

A exposição ficará patente ao público até dia 25 de Novembro de 2008.

domingo, 12 de outubro de 2008

Curso de Fotografia - 2º trabalho

Actuação do Coro Feminino TUTTIenCANTUS no museu Sebastião da Gama em Azeitão.



O Coro Feminino TUTTIenCANTUS foi formado em Janeiro de 2006, sendo constituído por ex-coralistas do Coral Infantil de Setúbal que, desta forma, pretendem continuar a desenvolver as suas capacidades vocais. Tem como objectivo a apresentação de repertório de grande exigência e qualidade.



É dirigido pelo maestro Nuno Batalha, que também dirige o Coral Infantil de Setúbal.

Mais fotos aqui: http://www.flickr.com/photos/paulojrsimoes/sets/72157608063475229/

sábado, 11 de outubro de 2008

Missão: Portas e/ou Janelas

O tema deste mês para o grupo de fotografos amadores do Clube Setubalense é Portas e/ou Janelas.

Estas são 2 das propostas que irei apresentar.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Curso de fotografia - Início dos trabalhos

Com o início do Curso de fotografia profissional na APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, os trabalhos começaram a aparecer.
Desta vez fui incumbido de fazer a reportagem de dois eventos com base nas cerimónias do aniversário da implantação da República.

1ª Reportagem

Colocação de uma coroa de flores e respectivo discurso, pelo Grão-mestre da Maçonaria - Dr. António Reis, no monumento em homenagem a António José de Almeida, pelos seus feitos em prol da implantação da República em Portugal.



2ª Reportagem
Romagem organizada pelo Centro de Estudos Republicanos, ao cemitério do alto de S. João, para homenagear, com a colocação de coroas de flores e discursos, todos os que ali estão lembrados com os seus monumentos, em honra dos feitos em prol na implantação da República Portuguesa.



quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Escadas do Clube Setubalense



Duas fotografias para a missão deste mês - escadas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pronto.... fiquei doente

Depois de ver isto:
e de ler isto:
Canon EOS 5D Mark II



Features
21.1MP full frame CMOS sensor
DIGIC 4 processor
ISO range expandable to 25600
Full HD (1080, 30fps) movie recording
High-res 3.0” VGA LCD with Live View
3.9fps JPEG shooting up to card capacity
9-point AF + 6 Assist AF points
Magnesium alloy body

Extend the boundaries of your photography.

21.1 Megapixel full frame CMOS sensor
For the ultimate in creative shooting, the EOS 5D Mark II features a full frame CMOS sensor (36mm x 24mm). With no cropping or magnification effects, enjoy a true wide angle experience through the large, bright viewfinder. Redesigned pixels minimise noise, while a 21.1 Megapixel resolution surpasses the standards demanded by the leading picture agencies.

DIGIC 4
Canon’s DIGIC 4 works with the EOS 5D Mark II’s image sensor to deliver outstanding reproduction of colours and subtle tonal gradations. DIGIC 4 also delivers split-second start-up times, Face Detection AF in Live View mode, and additional HD movie recording.

High ISO
For handheld shooting in low light, the EOS 5D Mark II offers ISO speeds of up to 6400. For dark scenes where using flash is undesirable, this can be expanded to an incredible ISO 25600.

Full HD movie recording
The EOS 5D Mark II complements outstanding still imaging capabilities with Full HD (1080) video recording. Users can even shoot video to memory card without losing the ability to capture still images. An HDMI connection allows High Definition playback of footage and images on an HDTV.

3.0” High Resolution LCD
The 3.0” Clear View LCD features 920,000 dot resolution, wide viewing angle and dual anti-reflective coatings – allowing ultra-detailed image review in a variety of conditions. Live View displays real-time images on the LCD, offering three types of auto focus: Quick AF, Live AF, and Face Detection Live AF, which locks onto faces detected in the frame.

Up to 3.9 frames per second
The EOS 5D Mark II offers continuous shooting at 3.9 frames per second. When shooting JPEGs to a UDMA card, maximum burst is limited only by card capacity.

9-point AF + 6 Assist AF points
Precision auto focus is assured by Canon’s AF system, which employs 9 selectable points and 6 Assist AF points.

EOS Integrated Cleaning System
Canon’s built-in dust prevention system offers three ways of guarding images against the effects of dust: reduction of internal dust generation; an in-camera sensor cleaning mechanism; and the ability to map stubborn dust spots for removal with Digital Photo Professional software (included).

Durable, compact design
With a magnesium alloy construction, environmental protection and shutter durability of 150,000 releases, the EOS 5D Mark II is equally suited to location or studio work.


domingo, 31 de agosto de 2008

Teatro dos Aloés




Teatro dos Aloés - Os dias arrastam-se e as noites também.











Mais fotos aqui. http://www.flickr.com/photos/paulojrsimoes/sets/72157613403547689/