segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um lugar com Mística

O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus. No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho.

O convento foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.Anterior à construção, existia onde é hoje o Convento Velho, a Ermida da Memória, local de grandes romarias, junto da qual, durante dois anos, viveram, em celas escavadas nas rochas, os primeiros quatro frades arrábidos: Martinho de Santa Maria, Diogo de Lisboa, Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara.

No âmbito do curso de fotografia profissional da APAF - Associação Portuguesa de Arte fotográfica - Módulo de fotografia de Turismo.

Restante reportagem fotográfica aqui: http://www.flickr.com/photos/paulojrsimoes/sets/72157616438450806/

2 comentários:

Nuno de Sousa disse...

Mais um belo trabalho, boa imagem e um excelente texto.
Grande abraço amigo,
Nuno

José Rasquinho disse...

Bem, não comentei do outro lado, e no fim aqui só tens duas fotos, das várias que compõem a reportagem!
É um local excelente (bem podias ter dito que lá ias, que eu tinha gostado de te fazer companhia), e as fotos estão muito boas.
Abraço.